Olá, como podemos ajudar você?
Buscas em destaque:

    Como ativar a integração com o Bling na sua Loja Virtual

    Publicado em: 5/18/2021, 3:47:45 PM


    Menu Aplicativos > Aplicativos

    Bling


    Utilize o Bling como Sistema de gestão da sua loja virtual, facilitando a emissão de notas fiscais e boletos através de Aplicativo dentro do seu painel Dooca.

    Lembre-se que para fazer a conexão você precisará ter uma conta ativa com o Bling. Se você ainda não criou sua conta, clique aqui para realizar o cadastro.


    Como funciona a integração Bling + Dooca

    • Os produtos precisam ser cadastrados no Bling e enviados para a Dooca.
    • Os pedidos serão enviados para o Bling de acordo com o Status e a seleção feita no aplicativo da Dooca.
    • Todo o processo de atendimento de pedidos deve ser realizado no Bling. 
    • A nota fiscal deve ser gerada no Bling e exportada para a Dooca quando constar como emitida DANFE.
    • Após a inserção da Nota Fiscal no Bling, os pedidos são importados novamente para a Dooca, atualizando o status para Faturado.
    • Após inserir os dados de rastreio no Bling, os pedidos na Dooca são atualizados com o rastreio e automaticamente com status alterados para Enviado.
    • Os pedidos devem sempre ser atendidos no Bling.

    Como conseguir o Token 

    Para integrar o Bling ao seu site de vendas, você precisará do Token. Consiga essas informações fazendo o passo a passo abaixo: 

    1º Acesse o painel do Bling e faça login na sua conta.

    2º Clique no menu Preferências, localizado no canto superior direito.


    3º Na barra lateral, selecione a opção Sistema e depois clique em Usuários e usuário API.


    4º Clique em Incluir um usuário, selecione a opção de usuário API, preencha as informações de nome e e-mail. No campo API Key, clique em gerar.


    No menu abaixo você deverá selecionar todas as opções dos campos de Cadastros, Suprimentos e Vendas, conforme exemplo abaixo. Para finalizar, clique em Salvar.

    5º Agora copie o código do API Key no Bling e cole no Campo Token do aplicativo do Bling na Dooca.


    Inserindo o Token na Dooca

    1º Acesse o Menu Aplicativos e clique em Aplicativos.

    2º Busque pelo aplicativo Bling.

    3º Clique em Instalar sem custo adicional.


    3º Insira a API Key que você copiou do Bling na aba de Token. Para finalizar, clique em Salvar.


    Atenção!

    O preenchimento do campo Código da loja API Bling é opcional.

    Selecione a opção "Clique aqui para encontrar o seu Código da loja API Bling" na conta do Bling, adquira seu código e insira no campo Código da loja API Bling caso queira selecionar individualmente os dados a serem importados de uma plataforma para a outra.


    Cadastrando os Callbacks no painel do Bling

    Após inserir o Token no aplicativo do Bling, a plataforma vai gerar as URLs de Callbacks. Você deve inserir essas URLs no painel do Bling para receber as notas fiscais na Dooca e atualizar o estoque dos seus produtos.

    1º Copie as URLs que aparecem no painel da Dooca.

    2º Acesse o painel do Bling e faça login na sua conta.

    3º Clique no menu Preferências > Integrações > Configurações de integração com lojas virtuais e marketplaces.

    4º Clique na integração com a Dooca (API), e acesse a aba de Callbacks e preencha os seguintes campos:

    • Tipo de retorno no Callback: Selecione a opção de JSON (urlencoded). 
    • Preencha com a URL de Callback de estoque: Cole a URL /stocks copiada no painel da Dooca.
    • Preencha com a URL de Callback de nota fiscal: Cole a URL /invoices copiada no painel da Dooca.
    • Para finalizar, clique em Salvar.


    Como configurar o aplicativo do Bling na Dooca 

    Após inserir o seu Token no aplicativo você deve configurar o seu aplicativo com as informações de como funcionará a sua integração. 


    Importando produtos do Bling

    Para importar os seus produtos para a Dooca você deve marcar a opção de Importar produtos. Selecione quais informações quer puxar/atualizar do Bling para a Dooca. 


    Importante!

    As informações já cadastradas no aplicativo são enviadas para a Dooca no momento da integração. Ao selecionar os campos de atualização, você define se essas informações serão sempre atualizadas conforme o aplicativo. 


    Como enviar taxas adicionais 

    Caso você trabalhe com taxas cadastradas na sua loja, como por exemplo NCM e IPI, é possível enviá-las para o Bling. Para isso, desça a tela até o campo Exportação de pedidos e ative a opção Enviar taxas adicionais


    Como enviar pedidos para o Bling 

    Na aba de Exportação de pedidos você pode escolher o status e a situação do pedido para exportar para o Bling. 

    Exportar pedidos no status de: 

    • Somente pedidos aprovados: Desta forma, somente os pedidos que estão com o pagamento aprovado serão enviados para o Bling.
    • Todos os status: Ao selecionar essa opção, todos os pedidos serão enviados para o Bling, independente do status. 

    Exportar pedidos com situação de: 

    • Atendido: Se você selecionar essa opção, o seu pedido será enviado para o Bling com a situação Atendido
    • Não atendido: O pedido será enviado para o Bling com a situação de Não atendido

    Para finalizar, clique com Salvar.


    ATENÇÃO:

    Caso queira garantir a reserva de estoque dos produtos no Bling quando ocorrerem pedidos, você deve configurar as atualizações de reserva de estoque:


    1º Faça login na sua conta do Bling.

    2º Acesse o menu Preferências > Suprimentos > Estoque > Gerenciar grupo de tags, e insira as informações no campo: Situações de venda consideradas para obter o saldo atual.

    Em aberto, Em andamento, Em digitação, Verificado.


    Identificador de vendedor

    Se você quiser identificar no Bling as vendas feitas na Dooca, pode cadastrar um vendedor no painel sistema de gestão com o nome da loja virtual, assim, toda venda feita no e-commerce será enviada para o ERP com essa denominação da loja online. Insira neste campo o nome exato cadastrado no Bling. Para finalizar, clique em Salvar.  


    Para cadastrar o vendedor no Bling, siga o passo a passo abaixo: 

    1º Faça login na sua conta do Bling.

    2º Clique em Cadastros e em Vendedores. 


    3º Clique em Incluir um vendedor e preencha os cadastros. Por fim, copie exatamente o mesmo nome do vendedor e cole no painel da Dooca.



    Mapeamento de pagamentos

    Vincule os métodos de pagamento cadastrados na Dooca com os do Bling para que os seus pedidos sejam enviados ao ERP com a identificação de pagamento. 

    Para isso, você deve ter cadastrados os métodos de pagamento no Bling da mesma forma que na Dooca. 


    1º Acesse o Menu Aplicativos > Bling > Desça a barra de rolagem até o campo Mapeamento de pagamentos > Exibir > Preencha os campos para que os métodos sejam vinculados. Para finalizar, clique em salvar alterações.


    Mapeamento de Categorias

    Vincule as suas categorias de produtos na Dooca com as categorias cadastradas do Bling para que, desta forma, seus produtos sejam categorizados de automaticamente na Dooca. 

    Para isso, você deve ter cadastrada a sua árvore de categorias da mesma forma que no Bling. Além disso no cadastro do produto no Bling insira a categoria principal. 


    1º Acesse o Menu Aplicativos > Bling > Desça a barra de rolagem até o campo Mapeamento de categorias > Exibir > Preencha os campos para que as categorias sejam vinculadas. Para finalizar, clique em salvar alterações.

    Atenção: A lista de categorias à direita corresponde às suas categorias na Dooca. Na aba Selecione, você deve marcar a categoria correspondente no Bling. 


    Mapeamento de Marketplaes

    Caso você venda os seus produtos em Marketplaces, pode mapear e vincular essa informação. Desta forma, quando um pedido que veio do Hub for enviado ao Bling, vai conter o nome do Marketplace.


    1º Acesse o Menu Aplicativos > Bling > Desça a barra de rolagem até o campo Mapeamento de marketplaces > Exibir > Preencha os campos para que os marketplaces sejam vinculados. Para finalizar, clique em salvar alterações. 



    Faturamento de Pedidos

    Por padrão, todos os pedidos com Nota Fiscal no Bling são importados automaticamente para a Dooca, porém, você pode optar por faturar os seus pedidos na Dooca selecionando todos aqueles que estiverem no status abaixo, dentro do Bling.


    1º Acesse o Menu Aplicativos > Bling > Desça a barra de rolagem até o campo Faturamento de pedidos > Exibir > Preencha os campos para que os status de pedidos sejam vinculados. Para finalizar, clique em salvar alterações. 



    Como inserir o Código da loja do Bling

    Caso você não queira exportar todos os produtos para a Dooca e/ou definir preços diferenciados para o e-commerce, você deverá copiar o Código da loja API Bling e colar no campo Código da loja API Bling no painel da Dooca.


    1º Acesse o painel do Bling e faça login na sua conta.

    2º Clique no menu Preferências > Integrações > Configurações de integrações com lojas virtuais e marketplaces.


    4º No campo de busca, digite a palavra “API”, e selecione a opção de Bling API.


    5º No campo Canal de Venda insira o nome Dooca e clique no botão salvar.


    6º Volte à página anterior e selecione a opção de configuração Dooca API.


    Copie o Código da loja API Bling.


    8º Cole no campo Código da loja API Bling no seu painel de controle da Dooca. Para finalizar, clique em salvar alterações.


    Escolhendo quais produtos deseja exportar para a Dooca

    Ao informar o Código da loja API Bling em nosso aplicativo, significa que você poderá escolher quais produtos deseja exportar para a Dooca, e também definir preços promocionais apenas para o e-commerce.

    Para sinalizar que o produto deve ser exportado, siga os passos abaixo:

    1º Clique no carrinho de compras verde, exibido na listagem de produtos.

    carrinho verde.png


    2º Sinalize a loja na coluna vincular e clique em salvar - ou clique em exibir para sinalizar preço e preço promocional diferenciados;

    dooca seleção.png

    Importante!

    Para enviar os seus produtos para a Dooca, siga exatamente o passo a passo acima. Informamos que clicar no botão de Exportar produtos multilojas não funciona na nossa integração. 

    produtos multiloja .png


    Os pedidos não estão indo para o Bling. E agora?


    Importante!

    Todo o processo de atendimento de pedidos deve ser realizado no Bling. 


    Se os pedidos não estão sendo enviados para o Bling, verifique as seguintes informações:


    1 - Se você realizou a instalação correta do aplicativo do Bling no Menu Aplicativos.  

     

    2 - Verifique no aplicativo qual status e situação do pedido ele deve ser exportado.


    3 - Acesse o pedido e verifique se ele está com o status correto. 


    4 - Se após verificar esse passo a passo a situação não foi resolvida, entre em contato com a nossa equipe de atendimento.


    O estoque dos meus produtos no Bling não está atualizado. E agora?


    Se o estoque dos seus produtos não está atualizado no Bling, verifique as seguintes informações:


    1 - Se você realizou a instalação correta do aplicativo do Bling no Menu Aplicativos.  


    2 - Se você ativou a opção de importar produtos.


    3 - Se você ativou o Callback de estoque no Bling.


    4 - Verifique se o produto não está com o estoque reservado na Dooca.

    Pode gerar divergência entre o estoque da plataforma e do Bling caso o produto esteja com o estoque reservado e esperando a aprovação do pagamento na Dooca.


    5 - Marque o produto para sincronizar o estoque. 

    Acesse o painel do Bling, selecione o produto que está com estoque divergente e clique em Sincronizar estoque do sistema na loja virtual. 

    sincronizar o estoque  (1).png

     

    6 - Se após verificar esse passo a passo a situação não foi resolvida, entre em contato com a nossa equipe de atendimento.


    As notas fiscais não estão vindo do Bling. E agora?


    Se você gerou a nota fiscal do pedido no Bling mas ela não está sendo trazida para a Dooca, verifique as seguintes informações:


    1 - Se você realizou a instalação correta do aplicativo do Bling no Menu Aplicativos.  

     

    2 - Se você ativou o Callback de notas fiscais no Bling.


    3 - Verifique se a nota fiscal constar como emitida DANFE.

    A nota fiscal deve ser gerada no Bling e exportada para a Dooca quando constar como emitida DANFE.


    4 - Se após verificar esse passo a passo a situação não foi resolvida, entre em contato com a nossa equipe de atendimento.





    Para uma guia deste tópico, valide os itens ao lado direito.
    Esse artigo foi útil?
    thumb_up0
    thumb_down0

    Ainda não encontrou o que procura?